Sergipão festeja 100 anos com

ESPORTES

Sergipão festeja 100 anos com "time de Diego Costa" e última edição com 10 clubes

13/01/2018 15:49 Federação vai enxugar competição até 2020, quando terá oito equipes. Lagarto será patrocinado e administrado pela família do atacante do Atlético de Madrid. Sergipão festeja 100 anos com "time de Diego Costa" e última edição com 10 clubes

O Campeonato Sergipano de Futebol comemora 100 anos em 2018 e a edição terá mudanças significativas para os próximos anos. A FSF vai iniciar o processo de enxugamento da competição e este ano será a última com dez equipes. A partir de 2020, apenas oito clubes vão disputar o principal torneio do Estado.

Finalistas de 2017, Confiança e Itabaiana largam na frente como favoritos ao título. Com recursos da Copa do Nordeste e da Copa do Brasil, são os clubes que estão investindo mais. Maior campeão, o Sergipe passa por dificuldades financeiras, começa a temporada com elenco reduzido e com técnico sendo obrigado a improvisar em algumas posições. Assim, não aparece como favorito.

Os clubes que aparecem como candidatos a surpresas são o Lagarto e Frei Paulistano. O primeiro passou a ter o apoio financeiro e administrativo do atacante Diego Costa, do Atlético de Madrid e da seleção espanhola. O segundo contratou muitos jogadores com experiência no Estado e será comandado por Elenilson Silva, treinador que se acostumou a dar trabalho aos grandes.

Nova forma de disputa
Na primeira fase, todos os clubes se enfrentam em jogos de ida apenas, ou seja, nove rodadas. Os dois piores serão rebaixados e os seis melhores farão a segunda fase, um hexagonal também apenas com jogos de ida, sendo que os três de melhor campanha na primeira fase terão direito a três jogos com mando de campo dos cinco que disputará. Os dois melhores do hexagonal farão a final do estadual 2018.

100 anos, mas edição 95
A primeira edição do estadual foi em 1918, mas em seis anos as disputas do estadual não foram realizadas durante os 100 anos de existência: 1919, 1925, 1926, 1930, 1931 e 1938. Por isso, O Campeonato Sergipano está na edição nº 95.

Confira como estão as equipes no centenário de existência do Campeonato Sergipano! A ordem de apresentação é a de classificação geral do ano passado, os finalistas da segundona, Olímpico e Socorrense.

Confiança

O atual campeão sergipano vai abrir a competição no dia 13 de janeiro, contra o Olímpico. Ao contrário do ano passado, entra como o grande favorito ao título. O time do Bairro Industrial teve altos e baixos no Campeonato Brasileiro da Série C, mas no momento mais difícil, encontrou o técnico que além de comandar a recuperação na terceirona, se tornou a melhor opção para as ambições proletárias na temporada.

Ailton Silva é um dos principais nomes da equipe na temporada. O treinador tirou a equipe do Z-2 e colocou no G-4. O acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro não veio, mas o trabalho do paulista foi muito elogiado no Sabino Ribeiro.

O goleiro Genivaldo e o atacante Frontini são os líderes dentro de campo. O primeiro foi vice com o Itabaiana e chegou no Confiança pouco antes do treinador e fechou a meta. O segundo é argentino, mas é naturalizado brasileiro e se tornou um dos artilheiros do Brasil na última década. A base de 2017 foi mantida e a contratação mais comemorada foi a do volante Lucas Vinícius, emprestado ao Dragão pelo Grêmio até o meio do ano.

Itabaiana

Após a ressaca do vice-campeonato pelo segundo ano consecutivo, o Itabaiana perdeu fôlego no Campeonato Brasileiro da Série D. O time fez uma pontuação que o classificaria para a segunda fase, mas um erro administrativo (escalou jogador de forma irregular) tirou o Tricolor da briga pelo tão sonhado acesso à Série C. Agora, volta com força para ser um dos favoritos ao título.

A estreia da equipe no estadual seria no dia 15 de janeiro, mas, por causa da Copa do Nordeste, a partida foi adiada e data não foi confirmada. Deve estrear na segunda rodada, quando visita o Lagarto, no dia 21.

Na pré-Copa do Nordeste, a diretoria repatriou para o Estado o técnico Gilberto Pereira, vice-campeão sergipano com o Confiança, em 2012, justamente contra o Itabaiana. Tem no elenco Zé Vitor, revelado pelo São Paulo na mesma época de Casemiro (Real Madrid) e Lucas (PSG). Contratou o goleiro Ricardo, destaque do Confiança em 2012. Mas os principais nomes são os mesmos de 2017, como o atacante Paulinho Macaíba.

Sergipe

O Sergipe não vive um bom momento, pelo menos antes da bola rolar. Após ser terceiro colocado no Estadual e campanha pífia no Campeonato Brasileiro da Série D, a temporada 2017 ainda deixou como presente uma crise política e financeira no Estádio João Hora. O clube está sem presidente, é administrado oficialmente pelo conselho deliberativo, comandado por Laílson Melo, mas quem dá mesmo as cartas é o ex-presidente Reinaldo Moura. A estreia da equipe será no dia 14 de janeiro, contra o Frei Paulistano, em Frei Paulo.

Com alegação de recursos em falta, o clube vai dar chances aos garotos da base, só que eles estavam na Copa São Paulo de Futebol e o técnico Elias Borges tem grupo muito reduzido para treinar. O treinador, por sinal, não foi unanimidade entre os dirigentes que ainda estão no clube. Ele trabalhou por mais de cinco anos no Vitória da Conquista. Por três vezes, quase conseguiu o feito histórico de conquistar o título de campeão baiano, mas sempre foi atrapalhado pelo Bahia.

Ainda na comissão técnica, o Colorado tem como coordenador técnico Edmilson das Neves, primo de Ronaldinho Gaúcho. Ele já fez parceria com o alvirrubro por duas vezes e obteve sucesso. Em 2013 levou Lucão para o Mais Querido e foi campeão estadual. Em 2016, levou Lucão Wallace (zagueiro), Hiago (meia-atacante) e Calyson (meia-atacante), além de indicar o técnico Clemer. Novamente foi campeão sergipano.

Em campo, o atacante Diego Ceará e o volante Ramalho são os mais conhecidos da torcida. O primeiro teve boas passagens pelo Confiança e Itabaiana. O segundo, já está desde 2017, e tem experiência de ter rodada por equipes como Vitória, além de títulos importantes no currículo.

Amadense

O Leão de Tobias Berreto vai estrear no certame no dia 14 de janeiro contra o Boca Júnior, em casa. Quarto colocado em 2017, o time foi o último a iniciar a pré-temporada. A equipe será comandada por Pedrinho, com passagens pelo Olímpico e Boca Júnior. O ex-jogador do Palmeiras terá no elenco nomes com passagens marcantes no futebol sergipano, como o atacante Cristiano Alagoano, ex-Confiança.

Boca Júnior

São poucas as informações do genérico argentino, que estreia no dia 14 de janeiro contra o Amadense, em Tobias Barreto. O time de Estância foi o quinto colocado em 2017. Este ano será comandado por Luciano Mineiro. O nome mais conhecido da equipe é o volante Lismar, com passagem pelo Sergipe, Itabaiana e Confiança.

Frei Paulistano

O Touro surge como candidato a surpresa. Sexto colocado no ano passado, o Frei Paulistano mudou a tática de contratação. Se não tem nomes como Carlinhos Bala, o time tem jogadores com bom histórico no futebol sergipano. Será comandado por Elenilson Silva, conhecido por fazer bom trabalho com equipes modestas.

No elenco atual, tem o lateral Júnior Santos (ex-Juventude e Vitória), o volante Raulino (ex-Sergipe, Confiança e Itabaiana), meia Baco (que preferiu o Touro, ele estava no Sergipe e pediu rescisão de contrato), e o atacante Diego Renato (ex-Sergipe).

Dorense

Sétimo colocado na última edição, o Touro de Nossa Senhora das Dores brigou para não cair. Para esta temporada, o experiente técnico Moisés Alves foi contratado. Ele terá como auxiliar o ex-jogador Da Silva, com passagens marcantes pelo Confiança.

O time iria estrear no dia 15 de janeiro, contra o Itabaiana, mas o jogo foi adiado, por causa da Copa do Nordeste. A estreia será na segunda rodada, dia 21 de janeiro, contra o Frei Paulistano, em casa.

Lagarto

Existe uma grande expectativa para o time alviverde. No ano passado brigou para não cair, mas durante o torneio da morte, o clube passou para a família do atacante Diego Costa, do Atlético de Madrid, que passou a patrocinar e administrar. Conseguiu se manter na primeira divisão e o atacante criou uma estrutura no time da sua cidade natal.

Os destaques do Lagarto para 2018 têm o técnico Gabriel Lisboa, de apenas 31 anos, mas com experiências na Europa. O atacante Rodrigo Dantas é tido como esperança de muitos gols. Ainda tem o zagueiro Nivaldo, que jogou com Diego Costa no Valladolid.

A estreia do time alviverde no estadual acontece no dia 14 de janeiro, contra o Socorrense, no Estádio Wellington Elias, em Socorro.

Socorrense

O Siri está de volta a primeira divisão. Após ser rebaixado em 2016, o Socorrense conseguiu o acesso à elite sendo campeão da segundona. A diretoria manteve boa parte do elenco que subiu a o time no ano passado, mas o destaque do elenco foi contratado para este estadual. Na verdade ele foi repatriado, o goleiro Emanuel, jogou no Siri, quando disputou a Copa do Nordeste em 2015 e foi um dos destaques.

Olímpíco

O Dragão da Zona Sul volta à primeira divisão em um ano importante para o clube, quando comemora 60 anos de fundação. No segundo semestre do ano passado, além do acesso, o time foi vice-campeão da Série A-2. O retorno ao Campeonato Sergipano será no próximo sábado. O time de Itabaianinha fará a partida de abertura da competição contra o atual campeão, o Confiança, na Arena Batistão, às 15h35.

 

 

 

Fonte: rotadosertao.com / Com informações do Globo Esporte

Crédito Foto: Globo Esporte

Tags: Sergipão, festeja, 100, anos ,time , Diego Costa, edição , 10, clubes
Comentários:
    Seja o primeiro a comentar...

Mais lidas

Por causa de um gato, homem é assassinado pelo vizinho a golpes de facão Bahia 10/01/2013 14:44 Por causa de um gato, homem é assassinado pelo vizinho a golpes de facão A confusão começou porque Linaldo supostamente matou o gato da...
PM evita invasão ao Fórum de Frei Paulo Sergipe 10/05/2010 10:17 PM evita invasão ao Fórum de Frei Paulo Polícia é acionada por juíza para conter invasão ao Fórum...
Novas eleições ocorrem neste domingo em 16 municípios Alagoas 04/08/2013 10:02 Novas eleições ocorrem neste domingo em 16 municípios Neste domingo (7), eleitores de 16 municípios de sete Estados...
Há oito anos Alagoas perdia o cantor Kara Veia Alagoas 27/03/2012 16:15 Há oito anos Alagoas perdia o cantor Kara Veia Cantor até hoje tem sua canções tocadas em emissoras de...
Operação no Sertão: Gecoc e PM prendem suposta quadrilha de assaltos a bancos Alagoas / Polícia 24/10/2013 11:35 Operação no Sertão: Gecoc e PM prendem suposta quadrilha de assaltos a bancos Indícios apontam para o envolvimento dos acusados nos assaltos contra...