Crianças podem ter pressão alta? | Rota do Sertão

NOTÍCIAS

Crianças podem ter pressão alta?

25/05/2019 13:06 Crianças devem ter sua pressão arterial aferida a partir dos 3 anos de idade, pelo menos uma vez por ano. Crianças podem ter pressão alta?

Sim. Crianças também podem ser hipertensas. Como a elevação da pressão arterial pode começar silenciosamente, sem nenhum sinal ou sintoma associado, vale a pergunta: quando se preocupar com a pressão arterial das crianças? Quando fazer a primeira aferição?

Importante saber: crianças devem ter sua pressão arterial aferida a partir dos 3 anos de idade, pelo menos uma vez por ano.

O manguito utilizado para a aferição da pressão em crianças é menor que os dos adultos. Há vários tamanhos, que precisam se adequar aos bracinhos que vão crescendo. O tamanho ideal é aquele que cobre aproximadamente 2/3 do braço, contando do ombro ao cotovelo. Os valores de referência da pressão arterial nas crianças também variam com as idades e há tabelas específicas – utilizadas no mundo inteiro, como as curvas de crescimento- para que possa avaliar corretamente se a criança está normotensa.

Nos adultos, a causa da elevação da pressão arterial nem sempre é conhecida. É o que chamamos de hipertensão essencial.

Nas crianças, por outro lado, a pressão elevada correlaciona-se a normalmente a alguma patologia de base que mais frequentemente acomete os sistemas renal, cardiovascular, pulmonar ou endócrino. Isso significa que a elevação da pressão arterial nas crianças com frequência é secundária a alguma doença. Por isso, merece sempre uma investigação maior para que se possa detectar a causa e orientar corretamente o tratamento.

A Organização Mundial de Saúde aponta que devem existir atualmente no mundo aproximadamente 1 bilhão de pessoas hipertensas. No Brasil, o Ministério da Saúde observa que 35% da população adulta deve ser hipertensa e – mais grave ainda- metade destas pessoas desconhece que tem a pressão arterial elevada.

Sabemos claramente que o estilo de vida pode influenciar os níveis pressóricos de todos, crianças inclusive. Por isso, não custa lembrar que uma alimentação saudável e com pouco sal é fundamental em todas as fases da vida. Para se ter uma ideia, o consumo indicado de sal por dia para adultos é de no máximo 4-5 gramas, o que equivale a 2 gramas de sódio. Isso significa 5 daqueles pacotinhos pequenos de sal ou uma colher de chá rasa. Os brasileiros consomem em média 12 gramas de sal por dia. Quatro vezes mais que o indicado. Devemos nos lembrar que o sal pode estar “oculto” em vários alimentos.

Formamos hábitos saudáveis desde pequenos. Pense nisso e tente diminuir o sal da alimentação da sua família. Viver sem pressão alta- em todos os sentidos- é muito melhor.

 

 

Fonte: rotadosertao.com/ Saúde/ Com informações Ana Escobar

Crédito Foto: Deposit Photos

Tags: Crianças, pressão, alta
Comentários:
    Seja o primeiro a comentar...

Mais lidas

Por causa de um gato, homem é assassinado pelo vizinho a golpes de facão Bahia 10/01/2013 14:44 Por causa de um gato, homem é assassinado pelo vizinho a golpes de facão A confusão começou porque Linaldo supostamente matou o gato da...
PM evita invasão ao Fórum de Frei Paulo Sergipe 10/05/2010 10:17 PM evita invasão ao Fórum de Frei Paulo Polícia é acionada por juíza para conter invasão ao Fórum...
Contratado para dar experiência à zaga do Santa, Danny Morais quer ser líder no clube Esportes / Pernambuco 03/06/2018 11:16 Contratado para dar experiência à zaga do Santa, Danny Morais quer ser líder no clube Zagueiro destaca papel nos problemas fora das quatro linhas e...
Há oito anos Alagoas perdia o cantor Kara Veia Alagoas 27/03/2012 16:15 Há oito anos Alagoas perdia o cantor Kara Veia Cantor até hoje tem sua canções tocadas em emissoras de...
Novas eleições ocorrem neste domingo em 16 municípios Alagoas 04/08/2013 10:02 Novas eleições ocorrem neste domingo em 16 municípios Neste domingo (7), eleitores de 16 municípios de sete Estados...