Homenagem a policiais femininas marca festejos do 7 de Setembro. | Rota do Sertão

NOTÍCIAS

Homenagem a policiais femininas marca festejos do 7 de Setembro.

09/03/2010 14:53 Uma homenagem às mulheres que fazem parte da Polícia Militar da Bahia. Homenagem a policiais femininas marca festejos do 7 de Setembro.

Uma homenagem às mulheres que fazem parte da Polícia Militar da Bahia é a novidade das comemorações dos 188 anos da Independência do Brasil, em Salvador. Este ano, o policiamento feminino completa 20 anos e 97 policiais femininas farão parte do desfile cívico-militar. De acordo com a capitã da PM, Denise Santiago, haverá um grupo representando cada unidade da corporação como Caatinga, Bombeiros, Batalhão do Choque, Esquadrão Águia, entre outros, sendo esta também a primeira vez que as policiais desfilam representando todos os segmentos da instituição.

No total, a PM conta com mais de quatro mil mulheres em todo estado da Bahia. "É uma data muito especial para nós porque, além de comemorarmos a Independência do Brasil, estaremos completando 20 anos da atuação da polícia feminina baiana, valorizando o trabalho destas profissionais", afirma Santiago.

O desfile, que sairá do Corredor da Vitória e seguirá até a Praça Castro Alves, é organizado pela Marinha em conjunto com a Força Aérea Brasileira, a Polícia Militar, o Governo do Estado, a Prefeitura Municipal do Salvador e o Exército. Participarão mais de 3.200 integrantes das Forças Armadas, da PM, do grupamento de Salva-Vidas (Salvamar) e da Guarda Municipal de Salvador, além de ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira. Também estarão no desfile aproximadamente três mil civis, representando escolas das redes públicas de ensino, associações e entidades.

A concentração para o desfile começa às 9h, no Corredor da Vitória, onde o comandante da 6ª Região Militar, general João Francisco Ferreira, acompanhado do governador da Bahia, Jaques Wagner, passa em revista as tropas. Depois seguem para o palanque oficial, instalado no Campo Grande, para o hasteamento de bandeiras e a execução do Hino Nacional pela Banda do Corpo de Bombeiros. O desfile será iniciado às 9h30.

Interdição do trânsito

A partir das 6h até o término da solenidade, o trânsito estará interditado nas regiões do Corredor da Vitória, avenida 7 de Setembro, nas ruas Euclides da Cunha e Chile, na Ladeira da Montanha e na Praça Castro Alves.

Desfile Naval

Além de participar do desfile cívico-militar, a Marinha do Brasil promoverá, pelo segundo ano consecutivo, o Desfile Naval, com início às 10h45 e término às 13h, saindo do Farol da Barra ao Farol de Itapuã, com retorno ao ponto inicial.

De acordo com o comandante do 2º Distrito Naval, capitão Eron Gantois Marçal, farão o roteiro, sete embarcações (Navio Patrulha Guaratuba, Navio Patrulha Gravataí, Navio Varredor Albardão, Navio Balizador Tenente Boanerges, Aviso Patrulha Dourado e mais as lanchas Itapuã e Garoupa, da Capitania dos Portos). As embarcações ficarão a 500 metros da praia, possibilitando ao público uma boa visibilidade.

História

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes do país, porque marca o fim do domínio português e a conquista da sua autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das Cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal.

Há tempos os portugueses insistiam nesta ideia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal. Esta data ficou conhecida como o Dia do Fico.

Após esse dia, D. Pedro convocou uma Assembleia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra e obrigou as tropas de Portugal a voltar para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem a sua aprovação.

O príncipe fez uma rápida viagem a Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimentos, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembleia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole. Estas notícias chegaram às mãos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao Riacho do Ipiranga, no dia 7 de setembro de 1822, ele levantou a espada e gritou "Independência ou Morte!", fato que marcou a Independência do Brasil.

Integrantes do desfile

Comandante Unidade Desfile Militar e EM
Bandeiras Históricas
Ex-Combatentes
Grupamento Escolar - Academia Militar das Agulhas Negras
Marinha do Brasil
Exército Brasileiro
Força Aérea Brasileira
Polícia Militar da Bahia
Susprev (Guarda Municipal)
Salvamar
Samu
Maçonaria
Ala Histórica
Colégio Estadual Manoel Novaes
Colégio Estadual Ana Bernardes
Colégio Estadual Kleber Pacheco
Colégio Estadual Maccia Mércia
Colégio Estadual Rômulo Almeida
Escola Municipal Arlete Magalhães
Escola Municipal Helena Magalhães
Escola Municipal Fazendo Coutos
Colégio Estadual Teodoro Sampaio
LBV
Clube dos Desbravadores da Bahia
Brigada São Salvador
Associação Batista do Salvador
Ceifar
Banda Racional Universo em Desencanto
Associação Brasil Soka Gakkai Internacional

Fonte: PAN/ Agecom

Créditos: JRCSilva/PAN

Tags: Bahia
Comentários:
    Seja o primeiro a comentar...

Mais lidas

Novas eleições ocorrem neste domingo em 16 municípios Alagoas 04/08/2013 10:02 Novas eleições ocorrem neste domingo em 16 municípios Neste domingo (7), eleitores de 16 municípios de sete Estados...
Por causa de um gato, homem é assassinado pelo vizinho a golpes de facão Bahia 10/01/2013 14:44 Por causa de um gato, homem é assassinado pelo vizinho a golpes de facão A confusão começou porque Linaldo supostamente matou o gato da...
Pão de Açúcarense Maria Alves Lima celebrou 100 anos de vida para alegria de seus familiares Alagoas 28/05/2012 23:17 Pão de Açúcarense Maria Alves Lima celebrou 100 anos de vida para alegria de seus familiares Lutei! Venci! Conquistei acreditando que tudo é possível com a...
Operação no Sertão: Gecoc e PM prendem suposta quadrilha de assaltos a bancos Alagoas / Polícia 24/10/2013 11:35 Operação no Sertão: Gecoc e PM prendem suposta quadrilha de assaltos a bancos Indícios apontam para o envolvimento dos acusados nos assaltos contra...
“Prefeita” de Senador Rui Palmeira Ameaça Vereador de Morte Alagoas / Política 11/01/2013 10:02 “Prefeita” de Senador Rui Palmeira Ameaça Vereador de Morte Secretária de Gestão Pública de Senador Rui Palmeira Jeane Oliveira...