Evento trata do desafio da gestão dos recursos hídricos com pouca água | Rota do Sertão

EVENTOS

Evento trata do desafio da gestão dos recursos hídricos com pouca água

27/10/2016 22:25 XIII Simpósio de Recursos Hídricos do NE ocorre de 8 a 11 de novembro. Aracaju recebe o evento regional pela primeira vez. Evento trata do desafio da gestão dos recursos hídricos com pouca água

Foi lançado nesta quinta-feira ( 27), durante café da manhã com a imprensa, no auditório da Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais de Sergipe (Codise), o XIII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste que acontecerá entre os dias 8 e 11 de novembro, no Hotel Radisson, em Aracaju. O evento é uma realização da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Sergipe (Semarh).

O lançamento do XIII Simpósio contou com a presença do secretário de Estado de Meio Ambiente, Olivier Chagas, do presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos, Vladimir Caramori Borges de Souza, e do o presidente da Comissão Organizadora Local, Ailton Francisco da Rocha, que esclareceram todos os detalhes do evento, considerado o mais importante do Nordeste e que terá como temática “Governança da Água - Desafio para Integração do Nordeste no Presente e Futuro”.

Para Olivier Chagas, com a realização do Simpósio, Aracaju vai virar a capital da discussão sobre recursos hídricos. “É um dos eventos mais importantes que acontecem este ano e um assunto relevante e atual. A água é algo que a gente precisa cuidar com urgência e atenção, com planejamento para que esse bem fundamental para a vida humana nunca acabe. O evento tem mais de 300 trabalhos inscritos para serem apresentados por professores e cientistas daqui do Nordeste e de todo o país”, lembra o secretário.

“No Nordeste, estamos vivendo uma escassez de água terrível desde 2012, e a temática do simpósio deste ano permite um profundo aprendizado para melhor nossa condição de abastecimento em todos os setores. O evento vai permitir que a gente traga para a discussão as dificuldades que estão sendo enfrentadas na questão de gestão dos recursos e também das tecnologias que a gente pode empregar para melhorar o acesso e reduzir o desperdício”, disse o presidente da ABRH, Vladimir Souza.

Ele também ressaltou os esforços e a atuação da superintendência de Recursos Hídricos de Sergipe. “Sergipe nunca tinha sediado o regional e o que levou escolhermos o Estado foi o seu trabalho na questão dos recursos hídricos de forma eficiente, credenciais que permitiram, em 2001, a realização do Simpósio Brasileiro, um dos simpósios mais marcantes da história da ABRH, não apenas pela riqueza cultural e hídrica, mas pelo ambiente caloroso de recepção, pela efetividade das pessoas. É uma satisfação para ABRH realizar este evento aqui, será um sucesso”, elogiou Vladimir.

O presidente da Comissão Organizadora Local, Ailton da Rocha, um dos entusiastas para a realização do evento em terras sergipanas, disse que o Simpósio, cuja temática é considerada por ele como “inovadora”, será discutido no momento em que o Nordeste passa pela maior escassez hídrica de sua história.

“Desde 2012 que as chuvas estão sendo escassas e irregulares, principalmente no Nordeste Setentrional. O grande desafio é: como fazer gestão de recursos hídricos com pouca água? Inclusive haverá uma mesa redonda trazendo as experiências dos Estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará para debater essa temática da gestão da água em situação de escassez hídrica. Estamos vivenciando a situação caótica em que vive o Rio São Francisco, tendo a se submeter, cada vez mais, a redução de vazão para evitar colapso no abastecimento. O evento tem despertado o interesse de todo o Brasil, inclusive, está vindo palestrante de Israel para trazer a experiência. Há um interesse muito grande de toda a seara técnica, institucional, para debater questões dessa natureza”, destacou Ailton.

 

 

 

 

Fonte: G1 SE

Crédito Foto: Anderson Barbosa

Tags: Evento, trata ,desafio , gestão , recursos, hídricos , pouca, água
Comentários:
    Seja o primeiro a comentar...

Mais lidas

Por causa de um gato, homem é assassinado pelo vizinho a golpes de facão Bahia 10/01/2013 14:44 Por causa de um gato, homem é assassinado pelo vizinho a golpes de facão A confusão começou porque Linaldo supostamente matou o gato da...
PM evita invasão ao Fórum de Frei Paulo Sergipe 10/05/2010 10:17 PM evita invasão ao Fórum de Frei Paulo Polícia é acionada por juíza para conter invasão ao Fórum...
Há oito anos Alagoas perdia o cantor Kara Veia Alagoas 27/03/2012 16:15 Há oito anos Alagoas perdia o cantor Kara Veia Cantor até hoje tem sua canções tocadas em emissoras de...
Contratado para dar experiência à zaga do Santa, Danny Morais quer ser líder no clube Esportes / Pernambuco 03/06/2018 11:16 Contratado para dar experiência à zaga do Santa, Danny Morais quer ser líder no clube Zagueiro destaca papel nos problemas fora das quatro linhas e...
Advogado tenta impedir reportagem que denuncia deputada Thaise Guedes Alagoas / Política 03/02/2018 14:32 Advogado tenta impedir reportagem que denuncia deputada Thaise Guedes EXTRA é ameaçado de processo ao apurar denúncia contra parlamentar.